Grito Número Cento e Treze:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ENTRE SEBOS E WEBSITES
o futuro do livro no século XXI

"Uma nação se constrói com homens e livros", já dizia o escritor brasileiro Monteiro Lobato. Desde o momento em que se popularizou, com a invenção da imprensa por Gutemberg, o livro tornou-se o bastião do desenvolvimento intelectual, técnico-científico e por consequência, social, além de eternizar a história e imortalizar clássicos importantíssimos. Pode o livro, no formato que o conhecemos hoje, perder seu posto para novas tecnologias?
A opção de um aparelho digital de leitura permite ao seu detentor carregar consigo uma biblioteca na palma de sua mão, cativa o potencial leitor a ser portador de tal facilidade. Bem como, o fácil acesso a obras raras ou gratuitas de livros também são pontos positivos, permitindo ao leitor obter uma gama infinita de algo, que em séculos passados, já foi queimado, condenado e até mesmo transformado em armadilha, como nas páginas envenenadas de "O Nome da Rosa", de Umberto Eco.
Contudo, não há facilidade que substitua o sentimento de orgulho de se olhar uma estante repleta de material responsável pela construção de um caráter, intelecto ou até mesmo de uma infinidade de emoções e diversões. É dificil contrapor a alegria de sentir a textura do papel, em todos os seus tipos, sentir o prazer de adquirir um livro novo ou de sentir o cheiro de livros antigos, com a facilidade de dispor de informação rápida, quase que instantânea.
Por fim, ainda que hodiernamente se presencie uma revolução tecnológica por dia, assim como é possível se emocionar com Chaplin na era do cinema tridimensional, o livro é um objeto que irá coexistir com novas tecnologias, pois os amantes de um bom e velho vernáculo, desde Homero até Bukowski, continuarão a fazer demanda, ainda que haja a opção de obtê-los "a um clique" de distância.

2 comentários:

Cecília Arsky disse...

Como sempre, WOW!

Monique Burigo Marin disse...

Concordo com cada palavra.
Estou com um projeto que tem tudo a ver com isso, se ele sair do papel, você ficará sabendo. (: